quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Para 2010

Não costumo fazer isso, mas para o ano que vem, me programei para cumprir algumas.
Vou registrar aqui para ter vocês como testemunhas e me empenhar mais em segui-las!

1) Voltar a fazer academia (e fazer mesmo!).
2) Contratar uma diarista e passadeira pelo o menos quinzenalmente (e cobrar o serviço dela!).
3) Estudar para passar em outro concurso (que pague mais do que onde estou).
4) Fazer uma agenda (e consultar todos os dias).
5) Não ser mais a "louca da hora" (i.e. não chegar muito antes em todos os compromissos).

Acho que mereço um prêmio se conseguir levar tudo até o fim do próximo ano, sei que não está difícil, mas pra mim... até o próximo post decido o que vou me presentear (ou não), aceito sugestões!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Minhas Férias

Feirinha da Liberdade num sábado de manhã.
Apesar de ser fim de outubro, o tempo estava assim, nublado e um pouco frio...




Esse aí é o hotel que a gente costuma ficar quando vai p/ sp, é o Fórmula 1 ao lado do metrô Paraíso.








E esse aí é o Pitico, que mora em Mogi das Cruzes.






quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Pimenta biquinho

Uma das coisas boas que conheci aqui em Brasília foi essa pimenta, a pimenta de bico ou pimenta biquinho. Em conserva, fica muito saborosa. É muito usada como entrada ou aperitivo e não arde, apesar de ter cor e textura de pimenta. Ouvi dizer que usam muito em Minas Gerais, deve ser por isso que é fácil de encontrá-la por aqui.


Aqui vai a receita do creme de ricota do post passado:
1. Em uma vasilha coloque 250g de ricota e amasse bem com um garfo.
2. Junte 3 colheres de sopa de creme de leite, 4 colheres de sopa de requeijão, sal, cheiro verde a gosto, 1 colher de sopa de molho de pimenta, 2 colheres de sopa de castanha trituradas (opcional) e 1 colher de café de mostarda (0pcional).

Os tomatinhos ficaram muito bons com este patê, mas os copinhos de palmito ficam melhores com um creme mais azedinho, como creme de leite batido com limão e sal.

É proibido fumar???


No último feriado, fui almoçar num restaurante japonês. Pedimos 2 lugares para não-fumantes e a recepcionista nos indicou uma mesa num local bem agradável, ao lado de um jardim onde fica a área para fumantes. Para a nossa felicidade, o local não estava cheio e ninguém ocupou as mesas no lindo jardim destinado aos fumaceiros de plantão.
Aos fumantes é reservado um local ao ar livre, geralmente uma varanda ou um belo jardim com uma brisa fresca. Enquanto isso, os não-fumantes ficam no interior do recinto, com um ar-condicionado ou num localzinho um tanto abafado...
à noite, fomos a uma torteria, lá nem servem bebida alcoólica, mas havia tantos fumantes na varanda que tivemos que escolher uma mesa dentro do local!


Por isso, concordo com a lei do estado de SP, que proíbe fumar em bares e restaurantes!
Aqui em Brasília essa lei ainda não existe.
Gostaria de saber por que não existem bares e restaurantes de uso exclusivo para fumantes. Os amantes deste vício teriam um lugar onde pudessem dar suas baforadas sem incomodar ninguém, e eu poderia ir a um outro barzinho, escolher uma mesa numa varanda bem arejada e voltar para casa com o meu cabelo cheirando a xampu!

domingo, 11 de outubro de 2009

Sugestões de petiscos

Finger food é a comida que a gente usa os dedos para comer. Não precisa de talheres ou pratos, na maioria das vezes.
Acima, tomatinho italiano com patê de ricota, copinhos de pepino com patê e tomate seco e espetinhos de uva com salame italiano.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Temperos frescos

Manjericão, salsinha e cebolinha com aproximadamente 60 dias.
Já cortei algumas folhas de salsinha para colocar na comida.
Algumas coisinhas que aprendi: estas plantinhas crescem melhor com substrato do que com terra. Muito sol e água são imprescindíveis. E a gente deve plantar um tipo de semente em cada vaso, o manjericão "rouba"a água das outras ervinhas.

sábado, 12 de setembro de 2009

Plantinhas crescendo

Faz tempo que não falo das plantinhas. Aquelas que eu havia plantado nos vasinhos morreram, não tenho know-how suficiente para fazer o transplante. Resolvi plantar num vaso maior, aí elas estão com uns 30 dias.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Assim vivemos

Festival de Cinema e Debates Assim Vivemos
" Na programação deste ano, predominam filmes centrados nos indivíduos: em suas subjetividades, sentimentos, ideias, conflitos familiares e dramas pessoais; refletindo uma tendência do documentário e da produção artística em todo o mundo."


Confira a programação do Festival em www.assimvivemos.com.br

terça-feira, 25 de agosto de 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ouriço-do-mar

O ouriço-do-mar é primo da estrela-do-mar. O corpo deste equinodermo geralmente é esférico, mas pode ser achatado nos ouriços-das-areias. O ouriço-do-mar é coberto de espinhos que medem entre alguns milímetros e 30 cm. Dependendo da espécie, ele pode comer algas ou areia. Em alguns casos, pode também ser necrófago e se alimentar de animais mortos. A boca do ouriço-do-mar fica virada para baixo. Nos herbívaros, ela é provida de cinco dentes que formam a “lanterna-de-aristóteles, com a qual mastigam as algas.

A reprodução acontece dentro da água. As fêmeas põe seus ovos que, se forem fecundados pelo esperma dos machos, se transformam em embriões e depois em larvas. A larva nada durante algumas semanas e depois de fixa no fundo do mar ou sobre uma alga e se transforma em ouriço- do-mar.
Alguns ouriços-do-mar são muito apreciados pelo homem e constituem uma iguaria tão delicada quanto o caviar.

fonte:http://www.colegioweb.com.br/biologia/ouricodomar

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Plantinhas que crescem nos arrecifes

Não sei o nome dessas plantas (?) que crescem nos arrecifes, mas elas são muito bonitas! Se alguém souber, me avise!

domingo, 16 de agosto de 2009

Praia de Muro Alto

A praia de Muro Alto fica a uns 6 km da Vila de Porto de Galinhas e a 100m do hotel em que ficamos hospedados. Em quase toda a praia "dá pé", mesmo prá mim que não sou alta! É uma delícia p/ nadar!




Ela parece um "piscinão", antes dos arrecifes não tem ondas, só depois.













A vista dos arrecifes para a praia é muito linda!























Hibiscos











sábado, 15 de agosto de 2009

A Vila

Próxima à praia de Porto de Galinhas fica a Vila de Porto de Galinhas. Lá estão os caixas eletrônicos dos bancos, lojas, restaurantes, bares, lanchonetes, agências de passeios e viagens...
Pela Vila você encontra alguns telefones públicos como esse, em forma de galinha!

Alguns barzinhos são muito charmosos...



As lojas vendem roupas e lembrancinhas, várias delas também com o formato de galinhas!



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Praia de Porto de Galinhas

Acabamos de voltar de Porto de Galinhas, que fica no município de Ipojuca - Pernambuco. Este é o passeio de jangada até as piscinas naturais da Praia de Porto de Galinhas.
Dizem que esta piscina tem o formato do mapa da América do Sul.

Estes peixinhhos devem ter uns 10 a 20 cm, em média, eles vêm comer ração na sua mão.
A gente entrou nessa piscina e deu comida dentro da água. Quando você tem comidinha, eles avançam na sua direção, até assusta um pouco no começo. Depois que a comida acaba, eles vão todos embora, atrás de quem ainda tem comida, claro!


O passeio dura 45 minutos. A praia é muito bonita, o mar é verdinho e estava um dia lindo!



Vista da jangada para a praia de Porto de Galinhas.



terça-feira, 4 de agosto de 2009

Olha só o selinho que eu ganhei!


Hoje não ia postar nada, mas ganhei este selinho da Elisa e me animei! O blog dela é www.elisafuji.blogspot.com , Elisa no blog, uma brasileira no Japão.
Ela ganhou o selo da Aninha.
Para publicar o selo, você precisa seguir algumas regras:
1º Exibir a imagem do selo
2º Postar o nome do blog que te indicou
3º Indicar 10 blogs e avisá-los
4º Publicar as regras
5º E ver se os indicados estão seguindo tudo direitinho
Eu indico:
Descobri que este selinho faz parte de uma campanha de divulgação de blogs. Então vou recomendar mais estes aqui, que acho muito interessantes:

sábado, 25 de julho de 2009

Show de sax e piano

Ontem fomos a um show no Clube do Choro, da Daniela Spielmann e Renato Vasconcelos, saxofone e piano. O lugar está com um projeto, o Dorival para sempre Caymmi, então eles tocaram algumas músicas do Caymmi e outras do repertório deles. A Daniela é saxofonista da banda Altas Horas. Os arranjos ficaram muito bonitos, postei um videozinho com os dois executando tico-tico no fubá!

domingo, 12 de julho de 2009

Vasinhos

Mais fotos dos meus vasinhos, agora com 15 dias! As cebolinhas já se desenvolveram bem, mas estou com receio de transplantá-las, esses fiozinhos tão finos...
Não vejo a hora de ter um belo vaso de manjericão, imagine ter manjericão fresquinho quando quiser colocar na pizza ou no molho de tomate, hummm....
Hoje vou ver se encontro terra p/ plantar as cebolinhas num vaso maior.




terça-feira, 7 de julho de 2009

Miniestufa - 8 dias

Domingo, dia 5, minha hortinha completou 8 dias!
Até agora já apareceram 2 cebolinhas, 1 manjericão (acredito que seja), e 2 brotos minúsculos que não identifiquei ainda o que é. Em um dos vasinhos ainda não apareceu nada.

domingo, 5 de julho de 2009

O Livro e a Comida

Mulheres Japonesas Não Envelhecem nem Engordam


Quando vi este livro achei que era um romance, o título me pareceu pretensioso demais! O fato é que ele dá algumas dicas sobre boa alimentação e ainda entrega algumas receitas da cozinha japonesa tradicional. Não fala sobre a comida de restaurante, como sushi e sashimi, mas sobre a culinária do cotidiano do Japão.


Sopa clara com tofu e cogumelos shiitake, espinafre com sementes de gergelim, refogado de beringela com missô, frango e ovos sobre arroz são algumas das iguarias contidas no livro.
É possível encontrar praticamente todos os ingredientes das receitas no Brasil, mas nada se compara àquelas lojinhas do bairro da Liberdade, que saudades de quando eu morava lá!


Mulheres Japonesas Não Engordam Nem Envelhecem; Naomi Moriyama e William Doyle, Editora Rocco.






sábado, 4 de julho de 2009

O Pinhão


O pinhão é a semente de um pinheiro, a araucária.

Depois de cozinhar com água na panela de pressão fica muito saboroso!



O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo vai-se abrindo, e liberta o pinhão.
No caso das araucárias, e notadamente da Araucaria angustifolia ou
pinheiro-do-paraná, a pinha atinge proporções razoáveis constituindo-se de uma esfera compacta com diâmetro entre 15 e 20 centímetros.
Nos meses de maio e junho, no tardar do
outono do hemisfério sul, as pinhas da araucária augustifólia estouram' ao sol do meio-dia, possivelmente como reflexo da dilatação havida desde a manhã fria.
Com o estouro estes pinhões espalham-se num arredor de cerca de cinqüenta metros a partir da planta mãe. Mas apesar de engenhosa, esta não é a principal estratégia de disseminação desta notável planta: este pinhão mede entre cinco e oito centímetros, e tem a forma de uma cunha cuja casca recobre a massa compacta e altamente proteica da semente propriamente dita.
É aí que está a engenhosidade - além do ser humano e quase todos os animais se alimentarem desse pinhão, o
serelepe e a gralha azul costumam conduzi-los a grandes distâncias e armazená-los, o que fazem enterrando grande quantidade de pinhões no solo os quais, sendo depois esquecidos acabam gerando novas árvores.

Por seu gosto característico, o pinhão é muito apreciado no sul do Brasil, especialmente São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina é talvez a comida mais típica do estado, sendo consumido assado ou cozido. Existem até mesmo diversas Festas do Pinhão, que são festivais culinários em várias cidades onde há a ocorrência da Araucária.




domingo, 28 de junho de 2009

Mini-horta

Ontem comprei este kit para começar uma mini-horta. Sempre gostei de temperos fresquinhos na comida, por isso, apesar da falta de espaço no apto onde moro, vou tentar cultivar essas plantinhas. Se tudo der certo, em poucos meses terei ervas em casa!

Olha que bonitinhos esses vasinhos, devem ter no máximo 5 cm de altura!

O kit vem com um saquinho de terra esterelizada ( deve ser terra com esterco) e 3 saquinhos com sementes ( salsa, cebolinha e manjericão).



Depois de plantar e regar, a estufa deve ficar num local bem ensolarado por pelo menos 5 horas por dia. O lugar que pega mais sol aqui no apê é na janela. Tomara que ela não caia.


Segundo o fabricante, demora uns 15 dias até a plantinha começar a germinar.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ter ou não ter namorado: eis a questão!

"TER OU NÃO TER NAMORADO

Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo.Namorado é a mais difícil das conquistas.Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia. Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão, é fácil.Mas namorado, mesmo, é muito difícil. Namorado não precisa ser o mais bonito, mas ser aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme, sua frio e quase desmaia pedindo proteção. A proteção não precisa ser parruda, decidida; ou bandoleira basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição.Quem não tem namorado é quem não tem amor é quem não sabe o gosto de namorar. Há quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes; mesmo assim pode não ter nenhum namorado.Não tem namorado quem não sabe o gosto de chuva, cinema sessão das duas, medo do pai, sanduíche de padaria ou drible no trabalho.Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acaricia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa e quem ama sem alegria.Não tem namorado quem faz pacto de amor apenas com a infelicidade. Namorar é fazer pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de durar.Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas; de carinho escondido na hora em que passa o filme; de flor catada no muro e entregue de repente; de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar; de gargalhada quando fala junto ou descobre meia rasgada; de ânsia enorme de viajar junto para a Escócia ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário.Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, de fazer cesta abraçado, fazer compra junto.Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor.Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperamas, beira – d’água, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical da Metro.Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar.Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada, ou meio-dia do dia de sol em plena praia cheia de rivais.Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele.Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz.Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo.Se você não tem namorado porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e medos, ponha a saia mais leve, aquela de chita e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim.Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua janela. Ponha intenções de quermesse em seus olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteria.Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido.
ENLOU-CRESÇA."

Artur da Távola

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Como fazer pipoca de micro-ondas queimada



1. Leve 1 pacote de pipoca p/ micro-ondas na bolsa ao sair p/ o trabalho.

2. Use o micro-ondas da copa do andar de baixo, porque na copa do seu setor não tem o aparelho.

3. Coloque o saquinho para estourar num micro-ondas que você não conhece, peça ajuda à moça da limpeza, que colocará 2 minutos e 36 segundos.

4. Feche a porta da copa para evitar que o cheiro da pipoca se prolifere pelo corredor e pelas salas vizinhas, que estão cheias de gente trabalhando.

5. Ao tentar abrir a porta para conferir se os grãos já pararam de estourar, a porta não se abrirá, pois alguém havia girado a fechadura por dentro.

6. Peça a chave para alguém da sala ao lado. A chave não abrirá a porta.

7. Chame o guarda que tem todas as chaves, inclusive a chave mestra. A chave mestra não abrirá a porta e ele não tem a chave da copa.

8. Várias pessoas perceberão algo errado e se aproximarão para te ajudar, alguém borrifa um spray na fechadura, mas nenhuma chave consegue abrir aquela porta.

9. Alguém comenta que aquela porta nunca fica fechada, por isso a dificuldade em abri-la.

10. Quando finalmente alguém consegue abrir a porta, você vai conferir a pipoca e vê que ela está meio chamuscadinha, belisca alguns grãos que estão bons e outros que estão com uma cor meio castanha (?) e um gosto amarguinho...

11. Alguém prova um pouco da sua iguaria e diz “eu nunca vi picoca de micro-ondas queimar, como é que pode?” aí você comenta os tópicos anteriores!