terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fondue

Fui provar a "sequência de fondue" no Maison de la Fondue. Esse aí na foto acima é o fondue de queijo, com uma batata bolinha. Também é servido com cubos de pão, brócolis e goiabada.

O fondue de carne e o de frango podem ser preparados no óleo (frito) ou na pedra vulcânica (grelhado). Acompanham 12 tipos diferentes de molhos: beringela, requeijão, cebola agridoce, laranja, tártaro, picante, alho, raiz forte...

Fondue de carne na pedra vulcânica.


A sobremesa é o fondue de chocolate, servido nessas charmosas cubuquinhas com morangos, mamão, laranja, abacaxi, uva e maçã.



Maravilhoso!
A maioria dos restaurantes da cidade tem serviço de translado, você liga, eles te buscam no hotel e depois, levam de volta!





segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O hotel

Placa de sinalização de trânsito em Gramado.
O quê você entende por rótula?



Estamos hospedados no Hotel Querência: http://www.hotelquerencia-rs.com.br/


É complicado conseguir reserva nesta época do ano, fizemos a nossa no início de outubro e foi um pouco demorado achar um quarto disponível. O quarto em que estamos tem ventilador de teto e calefação (que ligam quando a temperatura está abaixo de 14 graus), tv, frigobar, wireless...









domingo, 12 de dezembro de 2010

Gramado

Cubos de frango no champanhe. Acompanhado de fritas e arroz. Servido na panela de pedra.
Igreja do centro da cidade.

Prédio comercial na Av. Borges de Medeiros.


Loja de relógios-cuco.



Fachada de um hotel.




Nas nuvens

Viagem Brasília-Porto Alegre

sábado, 4 de dezembro de 2010

Alhos e bugalhos

Alho em Compota

1,5 litro de água
3 kg de alho descascado
½ copo de requeijão de vinagre
½ colher de sopa de sal
1 colher de chá de manjerona
1 colher de chá de camomila
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de manjericão
1 colher de chá de alecrim
4 folhas de louro
½ copo de vinagre
Azeitona preta (a gosto)
Azeite (até encher o recipiente)
Sal (a gosto)

Coloque os 3 quilos de alho descascado e ½ copo de vinagre na água fervente.
Acrescente ½ colher de sopa de sal. O tempo de preparo desta etapa será de 5 a 10 minutos. O segredo é não deixar o alho mole nem ardido.
Dica: retire um dente após o período mínimo de fervura e experimente a consistência e o sabor do alho.
Em seguida, escorra o alho e enxágue em água fria. Depois, seque todo o alho com pano. Atenção: o alho não pode ficar molhado.

Preparo da compota:

Coloque a manjerona, a camomila o orégano, o manjericão, o alecrim, as folhas de louro, a azeitona preta, o vinagre, o sal e o alho. Finalize com o azeite.
Provei essa receita na degustação do supermercado, e a demonstradora me deu um folder com a receita. No folheto, da ANAPA - Associação Nacional dos Produtores de Alho, falam sobre as vantagens do alho nacional sobre o alho chinês. Pois é, até o alho sofre com a concorrência dos produtos chineses...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MMMMMMMMMMMMMMM: Caderninhos

www.aspapeleiras.com.br
www.salaodoartesanato.com.br

Caderninhos


LEGUMES

Esta foto ficou "virada" e não sei como endireitá-la! Esses caderninhos têm capa de tecido - tricoline 100% algodão e papel paraná, marcador de página de cetim, elástico colorido preso por ilhós. Miolo: papel A4 branco. Tamanho 16X11cm. Costura com linha de pipa.


CHALEIRA

Fiz uma aula no Salão de Artesanato Internacional, que aconteceu em novembro, aqui em Brasília. A oficina de encadernação foi com As Papeleiras. Recomendo uma espiada no site delas. www.aspapeleiras.com.br



MELANCIA

Será que alguém ainda lê este blog? Vou fazer um teste: as 2 primeiras pessoas que postarem um comentário aqui, ganham um caderninho! Além destes das fotos, ainda tenho "Azul com flores" e "morangos". Poste logo e já escolha o seu caderno! Só não prometo enviar este ano, eles ficarão prontos só no fim de janeiro. Estes daqui já foram dados de presente!